domingo, 1 de março de 2009

VIDA MARIA

A primeira vez que escrevo em meu blog, então quero compartilhar com vocês esse pequeno filme que tive a oportunidade de assisti-lo na faculdade, pois curso Serviço Social e estou no I SEMESTRE na Faculdade Leão Sampaio em Juazeiro do Norte-Ce.






Paráfrase:
O pequeno filme Vida Maria nos retrata uma história que talvez pensemos que não existia mais.
Inicia-se contando a história de Maria José que ainda criança estava tentando aprender a escrever quando sua mãe chega e obriga a ir trabalhar. Em todo esse período Maria José vai crescendo e suas fases de vida vão sendo mostradas de acordo com suas roupas e sua própria fisionomia.
Já velha mostra seus oito filhos dando destaque em sua única filha mulher que está como ela no início do filme aprendendo a escrever quando ela comete o mesmo erro de sua mãe e a manda trabalhar, agindo com a maior frieza por que está acontecendo um velório em sua casa e ela mostra não está nem aí para isso.
Termina então mostrando aquele velho caderno sendo folheado e mostrando o nome e desenhos de “Marias” daquela geração.


Comentário:
Tão claro nos deixa esse filme que mostra a realidade dos sertões brasileiros como no Nordeste, por exemplo, em uma humilde casa e com todos os problemas sociais existentes a fome, a seca, falta de oportunidades, enfim tudo para uma vida sem estrutura e sem esperanças de algo melhor por que mostra as gerações e todas elas com sofrimentos.
Penso que do mesmo jeito que existem as “Marias” da vida existem também os “Josés” da vida, sem oportunidades de estudar só trabalhando na roça para conseguir o que dá de comer para sua família.
Nos dias de hoje existe, pouco mais existe, apesar de tantas as soluções existentes programas do governo, escolas espalhadas por todo lugar, mas penso também que o grande problema está na população que vive naquele velho regime e costume dos pais que mulher tem que ficar em casa cuidando dos afazeres domésticos e o pai na agricultura.
Isso tem e precisa mudar para que nenhuma criança deixe de estudar, pois acho que o ponta pé inicial começa daí, temos que dá uma educação de qualidade para implantar um futuro melhor.

17 comentários:

  1. Bom começo de blog!

    Parabéns pela iniciativa.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Estou comentando sobre um dos melhores curtas que já tive o prazer de assistir, passado pela prof.ª Rose-Ane na aula de Leitura e Interpretação de texto. Realmente se destaca por se tratar de algo concreto tratado de uma forma muito inteligente e transparente, ele é direto e nos remete a pensar o que fazemos ou podemos fazer para contribuir na quebra de ciclos de "Marias" que se perpetuam pelo Brasil a fora, o país precisa de oportunidades e não de caridades!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Taís, adorei a iniciativa seu comentário ficou muito bom, vc tem um grande potencial!!
    um abraço
    Roberta Quixeramobim- Ce

    ResponderExcluir
  4. ARREBENTOU EM TAY.........
    MUITO BOM

    ResponderExcluir
  5. Gostei d mais dessa iniciativa!
    parabens mesmo

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS PELA HISTÓRIA DO FILME E O SEU COMENTÁRIO, MUITO BOM!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sou Marcos,
    Moro em Palmeira dos Índios - Alagoas, no início deste ano tive a oportunidade de visitar fortaleza e passei por tua cidade... mesmo rapidamente gostei bastante... fiz adm de empresas e agora estou cursando pedagogia pela UFAL. Foi muito legal o seu comentário sobre o filme... deixo o meu e-mail para se possivel algum material a mais sobre o tema...ok... obrigado e parabéns...
    Marcos - LMACQ123@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou Francimeire Cavalcante.
    É isso aí,precisamos divulgar esse vídeo, pois ele retrata o desprezo pela educação que é a base da humanidade.
    Infelizmente essa história faz parte da vida de muitas Marias e muitos Josés. Precisamos mudar isso.
    Parabéns pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. muito bom me ajudou muito no meu relatório....

    ResponderExcluir
  10. muito bom esse video, também estou vendo no colégio. Muito reflexivo!

    ResponderExcluir
  11. e bom sim eu vir hoje no calegio to fazendo trabalho sobre ele

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se vocés tem algua musica falando sobre criança ñ trabalha se vocés tever publica ai por favo para mim ajuda obrigado

    ResponderExcluir
  13. se vocés tever algua musica fala sobre criançaa não trablha publica ai gente para mim ajudar la naescola o asunto ta sendo esse se vocé tever publica air qui eu vo pegar ta valew obrigado gente

    ResponderExcluir
  14. TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR E GOSTEI MUITO,É ISSO AI TEMOS QUE COMPARTILHAR TUDO AQUILO QUE PODE TA AJUDANDO AS PESSOAS PORQUE ESSE PEQUENO FILME RETRATA MUITO BEM O QUE INFELIZMENTE AINDA ACONTECE NESSES LUGARES SEM RECURSOS OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  15. O premiado filme em 3D “Vida Maria” evidencia um ciclo vicioso que denuncia uma realidade que ainda teima em existir. Principalmente quando se trata de acesso a uma educação de qualidade com alfabetização no tempo certo. Maria José a personagem principal do filme, não consegue transformar seu “destino”, submetendo-se a ele e apenas reproduzindo um passado de pesar e sofrimento. Este filme também reforça um estigma ainda forte no imaginário dos sulistas que fazem questão de apresentar apenas os aspectos negativos do Sertão Nordestino.
    Neste contexto a educação se apresenta como alternativa capaz de fazer superar uma realidade de atraso social e ignorância cultural.
    Edilson Botelho

    ResponderExcluir
  16. muito bom seu comentário,me ajudo bastante na minha pesquisa parabêns :D

    ResponderExcluir